quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

Na sala de espera, um paredão e lá em cima a farmácia. Aperta-se um botão, desce um cesta e nela depositamos RG e receita. Cerca de cinco minutos depois descem em pacotinhos pardos os medicamentos. Diferente dos outros com seus tiques de repetição ele abraça e beija a todos e em especial as mulheres. Para uma delas, cinquentona sorridente e sem dentes e pede em casamento afirmando que está a muito tempo solteiro e que precisa se casar.
Caminha entre os pacientes, sorri e ocasionalmente ora. Um paciente, que em outros dias pouco fala e pouco se movimenta, hoje repete compulsivamente:
_ Vou te mandar calar a boca (isso dito em voz baixa). Cala a bola!(gritando)
Nossa amigo emite uma oração das chamadas "em línguas",  um conjunto de silabas desconexas que entre os fiéis é tido como a presença do Espirito Santo. Essa emissão coincide com o acesso do outro:
_ ouadarachurianda!
_ Vou te mandar calar a boca. Cala a bola!
Todos riem. Elogiam. "Agora o Mário acertou".
Ele se encaminha para o paredão da farmácia e chama:
_ Lady Kalarram!? Simone!?
A moça da farmácia:
_ Quem é?
_ Jesus Cristo!
_ Jesus Cristo me chamando? Não atendo. Jesus Cristo não chama. Fala direto comigo!
_ É o Nelson! Meu medicamento ficou pronto?
_ Já vai, Nelson!
O cesto desce, recebo meus medicamentos, o RG e me encaminho para o guichê de remarcação de consulta.
Lá, uma senhora alta e um pouco tremula aguarda.
_ Beatriz, afaste-se um pouco para eu atender a paciente.
Ela  se afasta e pede:
_ Quero telefonar.
_ Telefonar para quem, Beatriz?
_ Para o Aécio.
Enquanto a  atendente aguarda o sistema para remarcar minhas consultas disca um número e solicita:
_ Gostaria de falar com o senhor Aécio Neves por favor.
Ela aguarda um pouco e passa o telefone para a paciente que de pronto começa a conversa.
_ Seu Aécio, tudo bem?
_  [....]
_ É eu sei desses problemas. Escuta, você pode me mandar um dinheiro? Estou precisando muito.
_  [....]
_ Tudo bem então. Obrigada viu?
E a atendente me devolve o cartão com as consultas marcadas. Me despeço de alguns pacientes mais conhecidos.
_ Até segunda.

NSL
27/01/16

Nenhum comentário:

Postar um comentário