terça-feira, 7 de agosto de 2012

Resenha "Um sujeito sem qualidades de Jean-Clade R. Alpen

Ontem a pedida dos alunos do primeiro ciclo foi o livro "Um sujeito sem qualidades" de Jean- Claude R. Alpen. O livro atraiu os pequenos por causa do pêlo (uma espécie de camurça na capa). Quando perguntei sobre a capa sugeria a primeira resposta foi engraçada: " O nome do monstro ' é sujeito' professora?"
Mas a personagem não tem nada de monstro. Trata-se da história da trajetória de Arnaldo, um artista em busca do que realmente quer. Mas contada de maneira que criança entenda.
Arnaldo mora sozinho numa cabana no alto de uma montanha. Ele acredita ter alma de artista, tamanha é a sua sensibilidade. Tudo ia bem e ele vivia feliz apreciando as belezas da natureza ao seu redor. 
Me chamou atenção o fato do livro parece o ócio criativo (descrito por Domenico De Masi).
Um dia, porém, percebeu que faltava algo: alguém para compartilhar sua sensibilidade artística. Decidido a encontrar uma companhia, Arnaldo resolve procurar seus vizinhos, três espécies diferentes de aves: o sanhaço, os corvos e pardais. O que ele acaba encontrando, no entanto, é apenas incompreensão e decepção. Seu vizinho fazem com ele uma espécie de bulling chamando-o de gordo e até d epreguiçoso.
O livro propõe para as crianças, a partir do texto e das ilustrações perfeitas de Jean-Claude, uma reflexão sobre o artista,  a solidão e vida em sociedade.
As crianças gostaram da conclusão. E eu mais ainda.

Norma de Souza Lopes

2 comentários: