terça-feira, 29 de novembro de 2011

Resenha do Filme 5X favela- Agora por nós mesmos

Acabei de ver o filme " 5X favela- Agora por nós mesmos" . Amei a proposta. Com excessão do "Concerto para violino", que ainda mantém aquela narrativa do favela movie, achei todos muito lindos.
As narrativas de "Feijão com arroz" , "Acende a Luz" " , "Fonte de Renda" e "Deixa Voar" provocaram em mim aquela deliciosa sensação de familiaridade.
O cotidiano cordial, morno e singelo é tudo que me faz amar a periferia e suas vivências. Me surprendi com a coragem e a criatividade do personagem Flávio de "Deixa Voar", se arriscando a entrar em outro território e acabando por encontrar uma possibilidade de amor com a pequena Carol. Amei a história do frango em "Feijão com arroz", com uma finalização tão a moda do caráter das pessoas de classes populares, exemplos que vemos o tempo todo na mídia, quando por exemplo, alguém pobre devolve grandes quantias em dinheiro que foram achadas. As tomadas verticais, de cima para baixo, a modo dos barracos verticais me causaram grande prazer. É assim que eu gosto de ver a favela no cinema: reflexo da coletividade cordial que sempre experimentei vivendo na periferia.

Norma de Souza Lopes

Nenhum comentário:

Postar um comentário