sábado, 14 de julho de 2012

Resenha "O menino que desejava ser humano"


Essa semana tive uma gostosa surpresa na aula de leitura. Minha aluna achou, no fundo da caixa de leitura, um livro que ganhei o ano passado, mas ainda não havia lido. Durante sua leitura me contive para não tomar o livro e ler como gosto, sozinha. Trata-se de O Menino Que Desejava Se Tornar um Ser Humano de Jorn Riel.

O livro conta a história de Liev um menino viking que parte da Islândia escondido no drakkars, navio viking de Torstein, o assassino de seu pai. Apesar das ganas de vingança do garoto ele é convencido por Torstein a deixar a vingança para quando “seus braços fossem compridos o bastante”. No entanto um naufrágio o leva até a costa da Groenlândia.
Liev é salvo por duas crianças Inuítes, povo daquele lugar. Com eles vive aventuras, caçadas e descobre a tolerância, a lealdade e grande respeito pela natureza.
O livro me impressionou pela leveza da descrição que Riel faz do povo Inuit. São um povo voltado para a coletividade, a dispendiosidade, uma cultura produndamente enraizada na terra. Me comoveu também a  capacidade deles sobreviverem ao clima inóspito de Nunavut observando o clima, as paisagens terrestres e maritimas e ainda suas habilidades tecnológicas peculiares de caça, seguindo tradições e regras rigorosas para ajudar a manter este equilíbrio. Como li que Riel viveu entre o povo Inuit por algum tempo, presumo que a ficção se aproxime da verdade desse povo.
Recomendo com louvor para crianças e crionças.

Norma de Souza Lopes

Nenhum comentário:

Postar um comentário