sábado, 16 de novembro de 2013

Ode



quis escrever este poema
para todxs xs meninxs
do quinto e do sexto ano
xs dedicadxs,
estudiosxs,
xs bagunceirxs,
mimadxs,
brancxs
pretxs
todxs xs meninxs 
do quinto e do sexto ano
xs obcecadxs
pela rua
naruto
desenho
grafitti
pipas
flores
pedras
vermelhas
de itabira
todxs xs meninxs 
do quinto e do sexto ano
estão
nestes
versos
que não vão ser lidos
em sala
na última aula
de sexta - que é
quando
todxs os meninxs
surtam
perdem a calma,
mordem o lápis, a caneta,
mastigam
borracha,
agarram 
os cabelos
do desespero
e metade deles
boceja (boca aberta
e felina
comendo
o tédio que
engole os corredores,
as escadas,
os professores, cantina)
neste momento
vão ler
potter, mitologia
- quem quer
que seja: cecília - adélia
mas este poema, não,
ele é daqueles
meninxs do quinto e sexto ano
que negociam balinhas,
beijinhos,
bijuterias,
- matam
as aulas, riscam
as cadeiras, confessam
nas portas
do banheiro: que vergonha,
não sei contar ou 
porque o marcelo 
não gosta de mim
meu pai não me dá 
um playstation
odeio a professora de francês,
sinto falta do meu avô,
não gosto, detesto
meu nariz
não consigo passar
em português: e vocês?
este poema
é de todxs xs meninxs 
do quinto e do sexto ano: 
pelo menos daquelxs
que leem poemas
vocês vão aprender 
crescer
fazer poemas
escrever livros
e eu não vou ver
que pena
NSL
16/11/13

Nenhum comentário:

Postar um comentário