Fogueira juninas podem ter diversos formatos, dependendo do santo que representa, da tradição e da criatividade de quem as faz.
1. Uma fogueira em formato de pirâmide geralmente celebra São Pedro. É construída com troncos e galhos secos em camadas crescentes, formando um cone ou uma pirâmide. A base da fogueira é construída com troncos mais grossos. Em seguida, camadas sucessivas de madeira são adicionadas, com galhos e gravetos menores, formando uma estrutura que vai se estreitando em direção ao topo.
2. A fogueira de São João deve ser construída em formato circular, em uma base concentrica, plana e firme, geralmente no chão ou em uma estrutura de madeira. Pode ter um diâmetro uniforme ou ser mais larga no centro e se estreitar em direção às bordas.
3. A fogueira de Santo Antonio é construída em uma forma cônica, onde a base é menor e vai se alargando à medida que é construída para cima. É semelhante ao formato de pirâmide, mas com lados mais inclinados.
Não obstante o calor dessas tradições, você é a fogueira mais potente. A um, dez, cem ou mil quilômetros ainda me aquece.
Nenhum comentário:
Postar um comentário