quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Eu e a psicanálise

Se eu pudesse dizer de algo que tenha me  atravessado desde os tempos da adolescência, esse algo seria a psicanálise. Bem cedo me apaixonei por esse modo de investigação da psiquê humana. 
E é através dela que eu venho me constituindo enquanto pessoa a quase trinta anos. Houveram momentos em que fui acompanhada por psicanalistas. Esses momentos foram fundamentais para mim. Mas não desprezo a importância do caminho que percorri sozinha, lendo, pesquisando e estudando acerca da psicanálise. Quem se propõe a uma investigação dessa natureza passa horas de cinquenta minutos na clínica mas segue toda a vida fora dela. Não há como engatar marcha-à-ré. Um vez iniciado o processo de análise só é possivel seguir em frente.
Achei importante pontuar isso porque ando mergulhando em mim em busca do amor que me move. Nesse mergulho me deparo com o ato de escrever, a vocação de ensinar, o desejo de compartilhar etc. Mais sinto que essas práticas ainda não são a essência de mim. 
Me lembro da garotinha de treze anos que leu sobre Freud pela primeira vez e se encantou com a idéia de que poderia ser mais que uma. Talvez naquele momento eu não tenho compreendido a extensão do que seria o Id, o Ego e o  Superego. Mas esse anúncio abriu para mim um leque infinito de possibilidades. E fez com que eu me enamorasse pela psicanálise.

Norma de Souza Lopes

2 comentários:

  1. Na minha adolescência meu desejo era o de estudar psicologia. De família pobre e com pouca ou nenhuma visão do assunto diziam que era coisa de veado ou que não era profissão decente financeiramente para se ganhar a vida. Acabei estudando por conta própria , porém me considero engatinhando ainda na psicanálise. Isso não faz com que eu deixe de me interessar e gostar bastante, tal como por filosofia. Fiz história já depois de mais velho também por gosto. Vou seguindo nas minhas buscas. A escrita e a cozinha me salvam de minhas idiossincrasias mais obscuras.rsrs. Abração, Norma.

    ResponderExcluir
  2. Fico feliz toda vez que alguém diz estar motivada a seguir suas metas construtivas. Imagino que ali tem uma pessoa a se realizar, movimentando-se amorosamente. Sucesso para vc, Norma. Abraços de Mysss

    ResponderExcluir